É chegada a temporada de confraternizações e festas de final de ano, e são muitos os detalhes para deixar tudo pronto para estas ocasiões. As toalhas de mesa e guardanapos são fundamentais, muitas vezes trazendo um toque especial à decoração, com cores, estampas, bordados e tecidos diferentes.

Então é hora de tirar aquelas peças especiais do armário e deixá-las limpinhas, bem passadas e engomadas. “Normalmente, as toalhas de mesa usadas neste período não são as mesmas do dia a dia e exigem cuidados especiais. Além disso, são itens que dificilmente escapam das manchas de alimentos e bebidas após o uso”, observa a proprietária da rede de lavanderias Lavasecco, Maria Alzira Linares.

A higienização correta vai depender do tipo de tecido, da cor, dos bordados ou de aplicações, portanto é preciso ter cuidado. “Se houver dúvida, ou se há manchas difíceis de tirar, por exemplo, é melhor buscar um especialista”, aconselha.

Por isso, conversamos com Leda Borri, proprietária da franquia aqui na Vila Nova Conceição para dar algumas dicas.

O que pode ser lavado na máquina normal?

Algodão, linho e tecidos sintéticos respondem muito bem ao tratamento com água na máquina de lavar comum. Se forem totalmente brancos, os tecidos podem ser alvejados, mas apenas com produtos à base de peróxido, e nunca com cloro – que pode deixá-los amarelados. A água pode ser aquecida, mas até 60ºC no máximo, para não prejudicar as fibras e causar encolhimentos. Ao final, o uso do amaciante é recomendado, pois realinha as fibras, dá um caimento melhor e facilita na hora de passar.

Mas lembre-se: toalhas de mesa e guardanapos nunca devem ser lavadas junto com outras roupas. E as peças brancas devem ser lavadas separadas das coloridas. Também é recomendado secar à sombra e ter muito cuidado para não queimar ao passar, já que normalmente o ferro será usado na temperatura mais alta e às vezes o tecido é misto, com presença de fibras sintéticas.

Cuidados especiais

Para peças bordadas ou tecidos delicados (organza, seda, renda), é recomendado que a higienização seja feita à mão, à seco, ou pelo sistema Wet Cleaning (tratamento “a úmido”, com o volume de água e a ação mecânica da máquina reduzidos). Caso os bordados sejam coloridos, é importante testar antes a solidez dos corantes dos fios, pois eles podem manchar áreas mais claras. Se há aplicações no bordado, também pode ser necessário removê-las antes de lavar. Na dúvida, é melhor buscar um serviço especializado.

Remoção de manchas

toalhas-de-mesaManchas são sempre um desafio, especialmente as de vinho, gordura e  molhos. Dependendo da sujeira, pode ser necessário que a peça receba cuidados específicos, com produtos ideais para cada tipo de mancha e de tecido.

Se for um tecido totalmente branco e mais resistente (algodão grosso ou linho, por exemplo), pode-se tentar o processo de alvejamento.

Engomar?

Peças engomadas ganham um aspecto mais bonito, ficam mais encorpadas, amassam menos e ganham mais resistência a manchas, por ficarem mais impermeabilizadas. Então vale à pena fazer o processo para uma ocasião especial.

Mas na hora de guardar…

Sempre remova a goma e deixe as peças limpas antes de devolvê-las ao armário – principalmente se não for usar por um longo período, para evitar mofo ou manchas.

O amido da goma tende a amarelar com o tempo, por isso as toalhas devem ser engomadas apenas próximo da data de uso.

Promoção Lavasecco

Complicou na hora da lavagem de toalhas de mesa e guardanapos? Aproveite a promoção da Lavasecco: durante todo o mês de dezembro, ganhe 10% de desconto na limpeza de toalhas de mesa, caminhos de mesa, jogos americanos e guardanapos.

Recent Posts