Se a primeira impressão é a que fica, aposte nela. A VIP traz dicas para você mandar bem na entrevista antes mesmo de abrir a boca

Uma entrevista de emprego vai além de meras perguntas e respostas. Além de um bom papo, é preciso uma boa apresentação, com boas escolhas de roupas para causar uma boa impressão. Se a primeira impressão é a que fica, faça essa máxima valer ao seu favor e confira as dicas abaixo para não errar no momento mais importante.

 Prepare-se com antecedência

Estar com a aparência em dia é fundamental, com roupas limpas e bem passadas, como avalia a empresária Maria Alzira Linares, diretora da Lavasecco Franchising, rede de lavanderias premium. “Se as peças apresentarem manchas, estiverem desbotadas, ou amassadas, por exemplo, podem causar a impressão de que o candidato é desleixado”, observa.

Por isso, é importante se planejar e pensar na aparência antecipadamente. “No mínimo um dia antes da entrevista, separe a roupa que vai usar e confirme se está limpa e bem passada, se não, prepare-a para a ocasião”, sugere a empresária. Além disso, alerta que os cuidados com roupas sociais devem ser frequentes, para garantir a maior durabilidade das peças e evitar imprevistos. Se não souber aonde arrumar tudo isso a tempo, corra para o site da Lavasecco para se preparar o mais rápido possível.

Também não esqueça de cuidar de outros detalhes, como cabelos arrumados, barba aparada e sapatos bem cuidados.

Conheça o estilo da empresa

Escolher a roupa certa para a entrevista é imprescindível, segundo a coach Cibele Nardi. Se a empresa é mais formal, é importante que o cuidado com a aparência seja bem rigoroso. Mas, se é mais despojada, ou com perfil inovador, permite um visual mais ousado e informal. Isso depende também do cargo a que você está se candidatando.

Caso conheça alguém que trabalha no local, procure saber mais sobre o ambiente de trabalho e a cultura da empresa. Linares recomenda também visitar o site antes para saber mais informações. “Conhecer um pouco sobre a empresa sempre impressiona bem o entrevistador. No mínimo mostra que você não está alienado do mundo digital e está realmente interessado”, aconselha a empresária.

Nardi destaca também que a escolha da roupa pode dizer muito sobre a personalidade da pessoa. Portanto, é importante que você se sinta confortável com a vestimenta. “A imagem de quem é entrevistado é feita, neste primeiro momento, pelo que ele veste, como se comporta, quais os costumes, tudo é avaliado em entrevistas”, comenta.

Evite exageros

Cores fortes ou perfumes muito marcantes podem causar um impacto negativo na avaliação. Na dúvida, prefira cores mais neutras e roupas que inspirem seriedade, com modelagem mais clássica, e assessórios discretos para complementar.

Não é necessário estar extremamente elegante, como se fosse a uma festa, e nem despojado, como se fosse encontrar amigos. Escolha roupas que possam ajudar a mostrar para o recrutador que você é um bom profissional”, detalha Nardi.

 

Recent Posts