Brasil tem 13 milhões de analfabetos e está na 8ª colocação no ranking de países com o maior número de adultos que não sabem ler e escrever

Quase 13 milhões de pessoas no Brasil não sabem ler nem escrever. Essa é a taxa de analfabetismo da população de 15 anos ou mais, o que representa 8,6%, segundo a última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), de 2012. O País também ocupa a 8ª colocação no ranking de países com o maior número de adultos analfabetos, de acordo com dados da Unesco.

Para ajudar a mudar esse quadro, a rede de lavanderias Lavasecco promove a Campanha de Doação de Livros Infantis. Todas as 23 franquias da rede estarão recebendo doações durante todo o mês de outubro, que serão entregues para entidades educacionais carentes em cidades do sul, sudeste e norte do País, locais onde as unidades da Lavasecco estão localizadas.

“A leitura é capaz de transformar indivíduos, de colocá-los em contato com culturas diferentes, diminuir a distância entre povos e ajudá-los a compreender a si próprios e ao próximo. Ler é descortinar horizontes. A pessoa que não lê, não escreve e nem se comunica adequadamente. A educação é a única ferramenta capaz de mudar uma sociedade, e de fazer o cidadão se transformar em protagonista da sua história”, diz a proprietária da Lavasecco Franchising, Maria Alzira Linares.

Para Linares, a educação é o melhor investimento que as pessoas podem oferecer às crianças e a doação de livros foi o caminho encontrado para estimular a leitura dos pequenos. “Esperamos a colaboração de todos os clientes e também de todos que queiram contribuir com a campanha. Neste ano queremos expandir as doações e levar as arrecadações para regiões que também não tenham acesso a livros”, afirma.

A criação da campanha surgiu há dois anos, da vontade de dar continuidade à Campanha do Agasalho que a empresa promove todos os anos durante o inverno. “Com a arrecadação de livros infantis pretendemos incentivar as crianças à leitura, além de despertar a imaginação delas trazendo momentos de alegria”, justifica a empresária. Para incentivar as doações, a Lavasecco oferecerá um desconto de R$ 5 em serviços aos clientes que participarem da campanha, independente da peça a ser lavada.

Recent Posts